Trabalho Final DTD e AP1

Oficina Virtual
Autenticidade em Camisas de Futebol




Trabalho final da disciplina - Disponível também aqui

INTRODUÇÃO


 A diplomática fornece subsídios para a análise documental na Arquivístíca, assim como serve de aporte metodológico à Ciência da Informação - CI, notadamente nas questões de organização da informação. A partir da década de 80 a Diplomática Arquivística, ou contemporânea, começa a auxiliar o arquivista na difícil tarefa de compreender o processo de criação dos documentos contemporâneos.
A Arquivística encontra na Diplomática o documento de arquivo como ponto em comum, o que acabaria por trazer a solução para alguns dos problemas enfrentados pelos arquivistas do século XXI: o estudo da Tipologia Documental. 
As camisas de futebol têm o objetivo de identificar os times que estão competindo e os seus respectivos jogadores. Essa identificação é necessária para as notícias sobre os jogos, e no caso dos jogadores é utilizada para que os árbitros de futebol assinalem informações sobre esses jogadores, tais como, cartões de punição e número de gols marcados.   Porém é necessário que essas tenham sinais de autenticidade específicos para atender a sua finalidade, e no caso dos fornecedores esportivos, promover a sua diferenciação de outros produtos falsificados que se encontram no mercado.
O nosso grupo  escolheu a atividade de analisar camisas de futebol com o apoio da disciplina de diplomática e tipologia documental que estuda o documento em duas vertentes básicas: A Diplomática irá analisar  a estrutura formal do documento (espécie documental) independe do suporte, analisando a sua estrutura (autenticidade). E a tipologia documental estuda o documento no seu contexto de produção. Para isso, foi criado um objeto de estudo

Para promover essa análise, foi criado um objeto, que é a camisa de futebol, cuja informação está registrada em um suporte não convencional. Esse objeto foi analisado em uma oficina, com o objetivo de ajudar aos participantes a não serem enganados pelo grave problema da pirataria, através da diplomática que nos trará as características externas dos documentos (sinais de validação). Além disto, através da Tipologia, mostraremos aos participantes o contexto de produção dessa camisa de futebol.


HISTÓRIA DO BLOG FUTEBOL E DIPLOMÁTICA

O blog foi criado no primeiro semestre de 2015 para apresentação das atividades da disciplina Diplomática e Tipologia Documental, ancorado nas propostas do "Blog Mãe"  em continuidade ao projeto idealizado pelo Prof. Dr. André Ancona Lopez, que começou em 2009.
O projeto idealizado pelo professor, em 2009, foi incorporado ao programa da disciplina Diplomática e Tipologia Documental, utilizando blogs como ferramenta didática e espaço para discussão científica de modo mais democrático, numa tentativa que, até então,  tem se mostrado muito bem sucedida,  dinamizando o aprendizado e aproximando a teoria Arquivística e a Diplomática e a Tipologia Documental à realidade vivenciada em nosso dia a dia.
O grupo de trabalho é formado pelos discentes do curso de Arquivologia-UnB,  Bárbara Barros, Bruno Eduardo, Fernanda Souza e Márcio Eduardo  que escolheram o tema  “Futebol e Diplomática” na perspectiva de abordagem na análise  o tema “autenticidade em camisas de times de futebol”, tratando também dos temas “autenticidade” e “futebol” de maneira individual, através de postagens e indicação de links interessantes, bem como, na análise da preservação desses documentos de guarda permanente em conjunto com a Disciplina de Arquivo Permanente I, ministrada pela Professora Darcilene Rezende


PROPOSTA DA OFICINA - CAMISA DE FUTEBOL


Este grupo visa analisar o documento “Camisa de Futebol” dentro de seu contexto de produção, para divulgação do Blog Futebol e Diplomática, bem como analisar os sinais de validação da camisa produzida pelo blog Futebol e diplomática, como forma de divulgação da oficina.

a Camisa de Futebol do blog do “Futebol e Diplomática”, foi gerada em decorrência das atividades geradas pelo blog.

A camisa de futebol do blog “Futebol e Diplomática” é resultado da proposta do blog, em criar um objeto não convencional e promover a sua análise diplomática e tipológica. Para definir os sinais de autenticidade necessários a uma camisa de futebol, recorremos a uma pesquisa na internet, de várias empresas que produzem camisas de futebol e identificamos quais os sinais seriam necessários para compor uma camisa de futebol. Além disso, nos baseamos em pesquisa do INMETRO realizada em amostras de camisas de seleções nacionais, por meio do Programa de Análise de Produtos, em 2006 e que tem por objetivos:


a. fornecer subsídios para a indústria nacional melhorar continuamente a qualidade de seus produtos, tornando-a mais competitiva;

b. prover mecanismos para que o INMETRO mantenha o consumidor brasileiro informado sobre a adequação dos produtos e serviços aos Regulamentos e às Normas Técnicas, contribuindo para que ele faça escolhas melhor fundamentadas, levando em consideração outros atributos o produto além do preço, tornando-o mais consciente de seus direitos e responsabilidades;

c.diferenciar os produtos disponíveis no mercado nacional em relação à sua qualidade, tornando a concorrência mais equalizada;

d.tornar o consumidor parte efetiva deste processo de melhoria da qualidade da indústria nacional.

Deve ser destacado que as análises coordenadas pelo INMETRO, através do Programa de Análise de Produtos, não têm caráter de fiscalização, e que esses ensaios não se destinam a aprovar marcas, modelos ou lotes de produtos. O fato das amostras analisadas estarem ou não de acordo com as especificações contidas em uma norma/regulamento técnico indica uma tendência do setor em termos de qualidade. Além disso, as análises têm caráter pontual, ou seja, são uma "fotografia" da realidade, pois retratam a situação do mercado naquele período em que as mesmas são conduzidas.

  QUAIS DAS CAMISAS ABAIXO SÃO AUTÊNTICAS?



É com esta pergunta, que a princípio parece poder ser respondida por vendedores, que iniciaremos nosso registro digital das oficinas da disciplina de Diplomática e Tipologia documental, do curso de arquivologia da universidade de Brasília. Visando amplificar o alcance de nosso trabalho em número e nichos de pessoas, fazendo exposição do tema trabalhado (autenticidade em camisas de times de futebol) ao longo do semestre de maneira democrática e lúdica. Além de perpetuar o registro de nossa oficina.
Com a visão da Diplomática, o “Futebol e Diplomática” faz esta simples questão tornar-se alvo de estudo da Arquivologia, sem deixar de lado a tipologia documental, que contextualizará e irá inserir este “documento especial” em nossos arquivos institucionais. 

RELAÇÃO CONCEITUAL DA CAMISA DE FUTEBOL COM A DIPLOMÁTICA

Segundo Luciana Duranti “La forma de un documento revela y perpetúa la función a la que sirve” e que seriam compostos de dois elementos, os internos e os externos. “Desde un punto de vista conceptual, cabe decir que los elementos internos de la forma son aquellos que hacen que un documento esté completo y los elementos externos son los que lo hacen perfecto, es decir, capaz de cumplir su finalidad”.    Segundo este ponto de vista, faremos uma análise das características internas e externas da camisa de futebol,  de acordo com os modelos utilizados em sala.
A diplomática é responsável pela estrutura formal dos documentos, a configuração física que o documento assume de acordo com a disposição e a natureza da informação e da autenticidade dos documentos.  Uma análise diplomática se refere às características do documento.

Em relação aos conceitos relativos ao termo autenticidade de acordo Luciana Durantti, a autora quem melhor trabalhou este conceito, subdividindo-o em três e demonstrando o resultado que cada uma destas subdivisões podem apresentar. Ela apresenta a autenticidade diplomática como “documentos escritos de acordo com as práticas do tempo e lugar indicados no texto e assinados pela pessoa competente para criá-lo”; autenticidade histórica como “documentos que atestam que sucedeu o que verdadeiramente teve lugar, informam o que é verdade” e autenticidade legal como “documentos que suportam provas sobre si mesmos, por causa da intervenção durante ou depois de sua criação, de uma autoridade pública que garante sua genuinidade”. Ninguém problematizou tão bem tal conceito quanto Durantti, o que fez com que o grupo trouxesse seus conceitos assim como Apresentamos para melhor tratamento a respeito do tema.


Na maioria dos conceitos encontrados pelo grupo, a autenticidade estaria ligada ao arranjo físico e intelectual do documento (bem próximo do que Durantti chama de Autenticidade Diplomática). Dessa maneira, o documento autêntico refletiria a ação que o gerou e só seria autêntico se o fizesse. Uma afirmação mais simplista seria dizer que o documento “é o que diz ser” como é usado por alguns autores. Na prática, uma camisa de futebol do blog futebol e diplomática para ser autentica precisa compor todas as características interna e externas definidas pelo grupo.



Outro aspecto levantado foi o de o documento não sofrer intervenções visando sua alteração. Caso um documento tenha sofrido modificações não autorizadas, com o intuito de burlar uma regra ou ludibriar uma pessoa, este documento perde autenticidade. Um exemplo corriqueiro seria a falsificação de camisas de futebol.

A autenticidade legal: documentos que suportam uma prova sobre si mesmos, por causa da intervenção durante ou depois de sua criação, de uma autoridade pública que garanta sua genuinidade.

A autenticidade diplomática: documentos escritos de acordo com as práticas do tempo e lugar indicados no texto e assinados pelas pessoas competentes para criá-lo.

A autenticidade histórica: documentos que atestam que sucedeu o que verdadeiramente teve lugar informam o que é verdade.

Após os estudos apresentados, arriscamos propor um novo conceito de autenticidade, tentando englobar todas as características levantadas pelos autores encontrados, na tentativa de tratar autenticidade em sua completude.
Autenticidade: Característica documental encontrada apenas em documentos que reflitam em seus aspectos físicos e intelectuais a ação para a qual foram criados, desprovidos de intervenções externas ao seu trâmite de cunho suspeito ou duvidoso e ainda que tenham sido criados de acordo com as normas vigentes à época.
Abaixo analisaremos a camisa de futebol do blog. Ela traz vários sinais de autenticidade, e, independente da empresa que a confeccionou ela apresenta elementos comuns a outras camisas de futebol, sendo, portanto da mesma espécie documental. Conforme Heloísa Belloto, na análise diplomática, “os documentos de mesma espécie comportam-se uniformemente, ainda que os conteúdos variem: os elementos fixos são os mesmos para a mesma espécie documental”.





RELAÇÃO DA CAMISA DE FUTEBOL COM A TIPOLOGIA

No Brasil, de acordo com o Dicionário de Terminologia Arquivística de São Paulo (2010, p.76), o conceito de série documental remete “à sequência de unidades de um mesmo tipo documental”, cuja denominação obedece a seguinte fórmula: espécie + atividade. Segundo (Lopez, 2012), “A tipologia documental é, então, responsável por estabelecer a ligação do documento diplomático com a função do titular arquivístico. A sistematização de tal nexo num conjunto arquivístico se dará pela confecção de um plano de classificação capaz de articular, organicamente, as correspondências entre os diferentes documentos do arquivo de um dado titular com as respectivas funções.”
Segundo Duplá Del Moral (apud CARMONA MENDO, 2004, p.43), [...] se define a série documental como o conjunto de documentos que correspondem a um mesmo tipo documental, produzido por um mesmo órgão, seu antecessor e sucessor, sempre que não forme parte de outro fundo de arquivo; no exercício de uma função determinada. Geralmente estão sujeitos a um mesmo procedimento administrativo e apresentam a mesma aparência e um conteúdo informativo homogêneo, razão pela qual consideramos que a análise de camisas de futebol desenvolvida neste trabalho trata-se de uma série documental. De acordo com os conceitos de série abordado na disciplina através dos textos de Mariano Ruiperez traz que “não são homogêneos, mas contém similaridades em seu texto”. Conceito que foi adotado pelo grupo, uma vez que consideramos que as camisas de futebol do blog futebol e diplomática serão um meio de divulgação do próprio blog.  O conceito de que “serie = sujeito produtor + função + tipo documental” considerando-se que o sujeito produtor é sempre o próprio blog, e que a função dela no arquivo do blog será sempre de divulgação.  O conceito de tipo documental ou tipologia adotado parte do pressuposto de que é necessário distinguir os elementos subjetivos, objetivos e elementos formais (autenticadores ou não) do documento em questão conforme abordado por Ruiperez.
Abaixo, segue quadro ilustrativo.


Espécie
Função
Tipologia
      Camisa de Futebol
Divulgação de blog
Camisa de Futebol para divulgação de blog


RELAÇÃO DA CAMISA DE FUTEBOL COM ARQUIVO PERMANENTE

Um documento de arquivo, mesmo após cumprir sua função administrativa, pode sim seguir o caminho de guarda definitiva. Mas isso só é possível, se os valores probatório, informativo e histórico ainda persistirem neste documento. E a guarda permanente se torna necessária quando o documento passa a ter valor histórico não só para o órgão produtor, mas também ao povo e as suas relações sociais e econômicas. A importância dos arquivos permanentes não está apenas ligado em seu aspecto de guarda, mas no poder de criação de indivíduos críticos e informados sobre a formação da identidade nacional do país
 A camisa de futebol do blog futebol e diplomática chegará ao seu arquivo permanente, para comprovar as atividades por ele geradas. Ela compô-la-á as series dos objetos de publicidade do blog. Por outro lado, as camisas do blog futebol e diplomática que foram presenteadas aos professores, André Lopez e a professora Darcilene, terão outra função nos arquivos da disciplina, elas poderão compor as series de documentos avaliativos das disciplinas, da mesma forma, as  que foram entregues pelo grupo nos sorteios e as dos próprios componentes terão outras funções nos seus respectivos arquivos.
Em relação à autenticidade de documentos, outro fator que é analisado é a questão da criação, manutenção e conservação do documento de acordo com regras e procedimentos previamente estabelecidos. Então, um documento produzido em desacordo com as regras vigentes (estejam estas regras estabelecidas em leis, normas ou manuais de procedimento) não seria autêntico. Retomando o exemplo da camisa de futebol, essa tem regulamento do próprio INMETRO para sua confecção quais são os selos que deverão compor as camisas desde o tecido a ser utilizado para a confecção das camisas, até as informações que deverão compor as etiquetas. Caso seja produzido em desacordo perde sua autenticidade.

FLUXOGRAMA

Para (OLIVEIRA, 2007), “Fluxograma é a representação gráfica que apresenta a sequência de um trabalho de forma analítica, caracterizando as operações, os responsáveis e/ou unidades organizacionais envolvidos no processo. A utilização do Fluxograma designa uma representação gráfica de um determinado processo ou fluxo de trabalho, efetuado geralmente com recurso a figuras geométricas normalizadas, e as setas unindo essas figuras geométricas.
Através desta representação gráfica é possível compreender de forma rápida e fácil a transição de informações ou documentos entre os elementos que participam no processo em causa. Abaixo, o fluxograma ilustra o processo para produção de camisa de futebol.



ANÁLISE DO DOCUMENTO ESCOLHIDO PELO GRUPO


                                               Camisa de Futebol para divulgação do blog


1.1 Especificação do documento


Qual o contexto de criação do documento? 

Documento criado para divulgar o blog futebol e diplomática no dia da oficina.  Contento, sinais de autenticidade do documento seguindo regras definida INMETRO e  pelos componentes do blog  para fazer analise das características internas e externas do documento de acordo com a prática de sala de aula.

Qual o nome/título que o documento recebeu do seu criador?
Camisa de futebol para divulgação do blog

Qual a sua espécie? 
Camisa de Futebol

Qual é a data tópica?
 Brasília, Brasil. Sede do blog Futebol e diplomática.

E a data cronológica?
19 de junho de 2015

Qual é o seu Código de Classificação? 
55.01.02

1.2. Características externas; (Revestimento físico da forma documental)

Gênero: Textual

Suporte: Têxtil

Formato: Camiseta

Forma: Original

Validação: Timbres específicos do produtor

Signos especiais:

Símbolo de direitos autorais do blog futebol e diplomática, símbolo de registro do produto (fd), Authentic do blog fútil e diplomática e nome do curso arquivologia em bordado. Nas costas símbolo do Nome do blog e Url, em pintura e etiqueta do produto.1.3. Características internas; (Se referem à articulação intelectual da forma documental)


1.3. Características internas; (Se referem à articulação intelectual da forma documental)

Entidade produtora: Blog Futebol e diplomática

Entidade receptora: Componentes do grupo, professores e alunos presenteados.

Legislação: Legislação do INMETRO 


Função: Divulgar o blog futebol e diplomática.

Descrição: Camisa de Futebol do blog futebol e diplomática para divulgação do blog no dia da oficina.

Trâmite: Os Componentes do blog definiu o layout, envia para grafia, a gráfica produz e devolve ao blog, envia para distribuição para os interessados, arquivamento permanente

Ordenação da série: Cronológico pelo ano do produto

Qual é a sua destinação final? Arquivo permanente do blog.



CONCLUSÃO

O trabalho final da disciplina foi muito importante para discutirmos e analisarmos em grupo um documento no qual pudéssemos extrair o máximo de informações relevantes com relação à diplomática e tipologia documental. A atividade foi muito proveitosa, pois nos fez refletir e buscar quais os sinais de validação seriam fundamentais para compor a camisa de futebol do blog futebol e diplomática. Para isso, as atividades do blog, as discussões em sala e os textos estudados foram de extrema importância, e tudo isso acarretou em considerável assimilação de conhecimento por parte do grupo e com certeza será muito útil para o decorrer do curso de arquivologia e quando precisarmos fazer futuras análises de documentos. Foi muito interessante entender os sinais de validação de uma camisa de futebol entender quais são as suas funções em uma partida de futebol, tanto para os times quanto para os próprios jogadores.  O maior desafio do trabalho foi colocar em prática tudo o que foi aprendido durante o semestre e assimilar o objeto escolhido pelo blog por ser um objeto não convencional, como por exemplo, encaixá-lo como documento de arquivo e não como um documento de coleção. Os estudos ajudam a provar a importância e a entender a aplicação da diplomática nos documentos contemporâneos  e ver o método diplomático, e o estudo da tipologia documental, como ferramentas de suma importância pra o conhecimento da documentação gerada no séc. XXI.
O aprendizado como um todo foi muito válido e gratificante, a atividade realizada fez com que utilizássemos todo o conhecimento adquirido no semestre em prol do trabalho final.
Registro dos momentos da oficina

No dia 19 de Junho de 2015, a disciplina de "Diplomática e Tipologia documental" do curso de Arquivologia da Universidade de Brasília, Ministrada pelo professor André Lopez.
Este evento foi realizado no Instituto Central de Ciências Norte (ICC Norte) da Universidade de Brasília (UnB) e contou com apresentações de 10 grupos de trabalho. O grupo do Blog que vos fala (Futebol e Diplomática) trabalhou a cerca de "autenticidade em camisas de times de futebol", trazendo traços da Diplomática e Tipologia Documental em nosso "documento central" (Camisa Oficial "Futebol e Diplomática"). Assim como curiosidades e explicações e aplicações aprofundadas de nosso objeto de estudo.




O Grupo produziu um manual explicando a parte teórica da disciplina, outro orientando as pessoas que ganharam as camisas do blog qual seria o tratamento ideal de conservação do material.




Durante o evento, foi realizado sorteio onde 8 alunos foram premiados com camisas "Futebol e Diplomática" (sendo camisas "Oficiais" e "réplicas")


Alunas  contempladas com a camisa do blog  "Aluanne e Carol'



Foram documentadas 59 participações em nossa oficina, sendo que: 39 alunos de Arquivologia. e os demais de cursos como história e comunicação, funcionários da universidade, além de curiosos que passavam pelo local.





Panfleto produzido para divulgação do evento




REFERÊNCIA

DURANTI, Luciana. Diplomática. Usos nuevos para una antigua ciencia. Tradução de Manuel Vazquez. Carmona: S&C Ediciones, 1995. 170 p.)
LOPEZ, A. Identificação de tipologias documentais em acervos de trabalhadores. In: MARQUES, Antonio José; STAMPA, Inez Tereznha Stampa. (Orgs.). Arquivos do mundo dos trabalhadores: coletânea do 2º Seminário Internacional. São Paulo; Rio de Janeiro: CUT; Arquivo Nacional, 2012, p. 15-31
CARMONA, C. M. Consideraciones sobre el método arquivístico. Documenta & Instrumenta, v.1, p.24-35, 2004.
DURANTI, Luciana. Registros documentais contemporâneos como provas de ação. Revista Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v. 7, n. 13, p. 49-64, 1994. Disponível em: . Acesso em: 20 de dez. 2011.
DURANTI, Luciana. Diplomática: nuevos usos para una antigua ciencia. 1. ed. Trad. Manuel Vázquez. Córdoba (Argentina). 1995.
GALENDE DÍAZ, Juan Carlos; GARCIA RUIPÉREZ, Mariano. El concepto de documento desde una perspectiva interdisciplinar: de la diplomática a la archivística. Revista General de Información y Documentación. Madrid, v. 13, n. 2, p. 07-35, 2003.
_____.Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia .Disponível em: <http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/camiseta_copa.asp>. Acesso em 04 de julho de 2015.

_____.Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos - Conarq .Disponível em: <http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/media/diretrizes_presuncao_autenticidade_publicada.pdf>. Acesso em 08 de julho de 2015.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário