quarta-feira, 20 de maio de 2015

A volta dos que não foram...




    No ano de 1937 Getúlio Vargas mandou realizar a cerimônia da queima das bandeiras estaduais. Essa cerimônia que marcou a nível simbólico uma maior unificação do país e um enfraquecimento do poder estadual e regional. Com isso a bandeira do Brasil era a única aceita, pois para ele não havia mais espaço para venerar outras bandeiras ou outros símbolos.
    Mas no dia 27 de abril de 1940, foi a data da inauguração do futebol paulista e brasileiro, com a inauguração do Pacaembu, foi um marco não só esportivo mas também social.Com a presença de Getúlio Vargas e de interventores federais, o estádio foi a baixo quando a delegação do São Paulo entrou em cena,usando não só o nome do estado mas também as cores da bandeira paulista. Isso foi uma resposta do público ao presidente Getúlio Vargas, que era odiado em São Paulo desde a revolução constitucionalista de 1932. 




    As manifestações de apoio ao time vieram de todos os lados do estádio, desde as arquibancadas até os setores mais nobres. A multidão em peso se levantou e aplaudindo e gritando pelo tipo e apontando para a tribuna de honra aonde estava o presidente.

Analisando com a Duranti


De acordo com a atividade que foi proposta na última aula aonde os grupos deveriam analisar de acordo com o texto "Os elementos externos e internos da forma documental" da Luciana Duranti algum documento que fossem utilizar na oficina, como nosso grupo vai utilizar documentos oficiais de futebol e a nossa história a cima foi sobre o time São Paulo, nós vamos  analisar a camisa do time.



Elementos Externos:

Suporte: Tecido

Linguagem: Visual

Signos especiais: SPFC - Nome da delegação ( São Paulo Futebol Clube)






Nenhum comentário:

Postar um comentário