sexta-feira, 22 de maio de 2015

Diplomática // Tipologia Documental - importante para o processo de Classificação?


Prova relâmpago individual: Qual a importância da Diplomática e Tipologia Documental no processo de Classificação?

Compartilhamos com vocês, vejamos como nos saímos:

Resposta Kadidja Valéria:
"O documento arquivístico possui características como: ter sido produzido para uma determinada função, guardado como motivo de prova para uma função administrativa e quando, documentos de mesma atividade e e de mesma espécie, assume uma série documental. 
Nesse contexto, a questão da Diplomática é identificar, dar nome a esses documentos, ou seja, quando se define o documento, isso é Diplomática. A Tipologia por sua vez permite entender o documento no seu local de arquivo, o que ele representa no arquivo - bem como sua estrutura formal. 
Para o processo de classificação, que no uso de um Plano de Classificação, resulta na subdivisão das séries documentais em grupos ou classes, é preciso o entendimento da Diplomática e da Tipologia na definição do documento de arquivo e suas características."

Resposta comentada por Mariana Lima Felipelli "As considerações da Kadidja foram pertinentes, pois primeiramente ela identificou a importância da Diplomática, após a Tipologia, para que um plano de classificação seja criado. A diplomática define o documento, enquanto a tipologia sua função arquivística. Com isso, é possível definir as séries para o plano de classificação, como explicado pela Kadidja."

Comentários finais: agradecendo os comentários da colega Mariana Felipelli, percebe-se que é necessário o entendimento da Tipologia documental, sua estrutura quanto ao documento de arquivo, suas características, natureza, assunto, formato e forma, para que possa ser classificado de acordo com os critérios que é determinado no PLANO DE CLASSIFICAÇÃO  do órgão produtor. Sendo essa atividade oriunda do estudo da Diplomática.  Por: Kadidja Valéria 




Nenhum comentário:

Postar um comentário