sexta-feira, 29 de maio de 2015

Bagunçando os Conceitos - Quem quer um passaporte?

29 maio 2015

______________________________________________


Nacionalidade é um conceito maior e mais complicado "a seleção que o jogador defende"





                Um dos questionamentos que surgem em épocas de torneios de seleções é sobre as naturalizações. É comum vermos um jogador naturalizado em seleções diversas, seja onde for. Sempre se lembra dos brasileiros naturalizados por outras seleções, como já vimos em diversas Copas do Mundo. Em 2014, vimos dois brasileiros defenderem uma seleção estrangeira no próprio território brasileiro: Thiago Motta, a Itália, e Diego Costa, a Espanha. A primeira reação de muitos é criticar essas “contratações” dos jogadores em futebol de seleções.
Casos como esse suscitam discussões sobre o “mercado” de nacionalidades e que a Fifa deveria restringir a naturalização. Um problema que a Fifa de fato não consegue agir bem, mas também vive um dilema. Como lidar com um conceito tão vago como nacionalidade, sendo que os países têm regras tão diferentes entre si para definir quem tem direito à nacionalidade?

Conceito de passaporte: 

É um documento de identidade emitido por um governo nacional que atesta formalmente o portador como nacional de um Estado em particular, e, requisita permissão em nome do soberano ou do governo emissor para o detentor poder cruzar a fronteira de um país estrangeiro.
Passaportes estão ligados ao direito de proteção legal no exterior e ao retorno do indivíduo a seu país de origem. Passaportes geralmente contém, com o intuito de identificar seu portador, alguns elementos em comum, a saber: a fotografia, assinatura, data de nascimento, nacionalidade e algumas vezes outras informações coerentes a seu propósito. Muitos países estão desenvolvendo propriedades biométricas para seus passaportes a cargo de confirmar com precisão que a pessoa a apresentar-lo é seu legítimo detentor. "fonte http://pt.wikipedia.org/wiki/Passaporte"

"Pensando nisso" a imagem que tem uma relação com o meu objeto da oficina da disciplina de diplomática e tipologia documental e a foto-conceito extraída do  Blog do GPAF  “Seguridad do passaporte” da Natália de Lima Saraiva por Fernanda Souza:


Pronta para viajar! (cc) Natália Saraiva
extraído de: http://imaginandogpaf.blogspot.com.br/search?updated-max=2014-10-24T10:17:00-02:00&max-results=7

Com a foto do seu próprio  passaporte, ela trabalha conceito de autenticidade que é o principio que determina que o documento foi produzido e mantido de acordo com procedimentos regulares da instituição, trabalhou também vários sinais de validação que o documento possui.


= = = = = = =  
 By: Fernanda Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário